Veículo de inclusão digital divulgou as ações do Profissão Cidadão e promoveu as inscrições nos cursos
16/04/2014O projeto Profissão Cidadão, realizado pela Oscip Gerar, contou com o reforço do Instituto Mundo Melhor. O Expresso Mundo Melhor esteve na cidade de Araucária, onde a iniciativa é realizada, Intensificando a divulgação das inscrições para cursos de qualificação profissional. Com o apoio do veículo de inclusão digital itinerante, uma unidade móvel do Projeto Profissão Cidadão circulou pela cidade para divulgar a ação entre os jovens do município. Em três dias, foram realizadas 247 inscrições.
“O impacto da iniciativa pode ser ainda maior, pois algumas pessoas deixaram para fazer as inscrições para o próximo módulo”, explica Adriana de Fátima Telma Assis, agente Social do projeto. Ela avalia a parceria como extremamente positiva. “Conseguir levar a oportunidade de qualificação profissional pra comunidade e fazer a inscrição no momento é de grande valia, pois nem sempre as pessoas têm computadores ou acesso à internet”, salienta.
De acordo com Marcio Pauliki, mantenedor do IMM, a parceria é um bom exemplo da união de forças promovida pelo trabalho em rede. “O Profissão Cidadão vem ao encontro dos nossos objetivos de capacitar jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, temos em comum a preocupação de envolver os pais dos integrantes para que toda a família seja beneficiada”, destaca.
O projeto Profissão Cidadão atende jovens de Araucária, entre 17 e 29 anos, que estão estudando ou concluíram o Ensino Médio. São disponibilizadas 360 vagas para qualificação em mecânica, mecatrônica e eletrônica básica industrial no período de dois anos. Os cursos são totalmente gratuitos e têm duração de seis meses. Além disso, os jovens serão encaminhados para concorrer às vagas existentes nas indústrias da região. As aulas iniciam em julho de 2014.
A iniciativa busca o desenvolvimento humano integral. Os cursos abordam temas como ética, responsabilidade e transparência, que estão diretamente ligados ao mundo do trabalho. Paralelamente às aulas, são realizados acompanhamento e reuniões na casa dos participantes, abordando os problemas familiares e da comunidade em geral. O Expresso Mundo Melhor esteve na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Centro, Escola Municipal Archelau Almeida Torres e participou do Evento Justiça no Bairro, no Parque Cachoeira divulgando o Projeto Cidadão e promovendo as inscrições.