IMM e UTFPR formam 21 mulheres em Curso de Panificação

As jovens aprenderam práticas de higiene e técnicas de panificação e confeitaria, além de ter contato e aprender operar os equipamentos de uma panificadora comercial

04/09/2013

IMM e UTFPR formam 21 mulheres em Curso de Panificação

O Instituto Mundo Melhor (IMM) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizaram na tarde desta quarta-feira, 04, no Campus da UTFPR, a formatura no Curso de Panificação de 21 mulheres participantes do Projeto Jovem Mãe da Unidade de Saúde da Família José da Silva Ribeiro (USF), do Jardim Esplanada. Entre os formandos estão jovens mães, Agentes Comunitárias de Saúde e moradores do bairro. “É uma alegria muito grande para o Instituto Mundo Melhor, em parceria com a UTFPR – conceituada instituição de ensino –, estar levando a capacitação para as mulheres, que além de serem mães e esposas dedicadas, assumem um papel importante na sociedade e no mercado de trabalho, muitas como chefes de família”, destacou o superintendente do Grupo MM MercadoMóveis e mantenedor do IMM, Márcio Pauliki.

A capacitação teve duração de 40 horas e foi ministrada pelo professor Luis Ayala, do Curso de Tecnologia em Alimentos da UTFPR. “Foram aplicados conteúdos de higiene e boas práticas de fabricação, panificação, confeitaria, o modo de utilização dos ingredientes e da operação dos equipamentos”, contou o professor, informando que o curso teve aulas teóricas e práticas, que foram aplicadas no laboratório do Curso de Tecnologia de Alimentos da UTFPR, que dispõe de todo o maquinário de uma panificadora comercial.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais, Jorge Pitela, conta que somente em Ponta Grossa existem 188 empresas que atuam no setor e a demanda por profissionais capacitados é grande. “São grandes as chances de estas pessoas saírem daqui empregadas”, acredita Pitela, informando que o Sindicato irá encaminhar os formandos para vagas de emprego.

A dona de casa Josemara dos Santos já vai colocar em prática o que aprendeu durante o curso e afirma que a renda vai ajudar em casa. “Vou começar a trabalhar em casa fazendo pães, salgadinhos, docinhos e bolos e fornecer para festas e eventos. Como dona de casa a gente já sabia fazer algumas coisas e o curso nos ensinou a trabalhar profissionalmente. Meu marido está desemprego e a renda do meu trabalho vai ajudar bastante”, conta Josemara.

O médico da família Rodrigo Daniel, da USF José da Silva Ribeiro, explica que a relação do curso com o trabalho na unidade é a saúde das pessoas. “A saúde é um bem estar, e a oportunidade da geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida é ter boa saúde. O papel da Unidade de Saúde é estar inserido e fazer parte da vida da comunidade. Não é só medicar a população, temos que tratar com respeito e acolher as pessoas”, acredita o médico, destacando a parceria com o IMM. “O Instituto oferece oportunidades que muitas vezes a Unidade de Saúde não tem como fazer. Estas oportunidades abrem portas e o Mundo Melhor faz isso”, afirmou.

“A Unidade de Saúde do Jardim Esplanada é um exemplo porque compreende que o seu papel na comunidade vai além dos serviços na área da saúde, atuando também na educação e na capacitação das pessoas”, concluiu Pauliki.

 

JOVEM MÃE – O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Também é realizada a capacitação profissional das adolescentes participantes.