IMM inaugura Sala Virtual na Aldeia da Criança

Iniciativa irá beneficiar crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos

11/08/2014

IMM inaugura Sala Virtual na Aldeia da Criança

O Instituto Mundo Melhor (IMM) inaugurou uma unidade da Sala Virtual Mundo Melhor na Aldeia Espírita da Criança Doutor David Federmann. Elas são equipadas com computadores e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mundo Melhor com mais de 90 opções de cursos em diversas áreas do conhecimento. Serão beneficiadas 138 crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos. As matrículas ainda estão abertas e o objetivo da entidade é chegar a 150 atendimentos. A inauguração aconteceu no dia 06 de agosto.

Entre as autoridades presentes estiveram a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Reback, a juíza substituta da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa, Laryssa Angélica Copack Muniz e a promotora de justiça da Infância e da Juventude, Caroline Schaffka Teixeira de Sá.

A juíza Laryssa Muniz enxergo com grande alegria a inauguração da Sala Virtual. “Ela serve como importante ferramenta de inclusão e promoção humana, uma vez que os conteúdos de cursos on-line poderão ser trabalhados com as crianças atendidas em contraturno na Aldeia. A Vara de Infância da Comarca de Ponta Grossa vem, desde o ano passado, em tratativas com o governo Municipal para que os contraturnos sejam expandidos em nossa cidade, eis que, entendemos que as atividades fora do horário de aula são essenciais para deixar nossas crianças e adolescentes a salvo das drogas e de outros males que as rodeiam”, salienta.

Jeroslau Pauliki, presidente do IMM, destaca a importância da inclusão digital. “Oferecer conhecimentos básicos de informática para as crianças e possibilitar que jovens realizem cursos de capacitação profissional é uma forma de prepará-los para ingressar no mercado de trabalho”, afirma

Epaminondas Xavier de Barros é fundador do Instituto Educacional Duque de Caxias, entidade mantenedora da Aldeia da Criança. “Estou realizando um sonho hoje. Essa uni

ão de forças é muito importante para que possamos evitar que crianças sejam vítimas de violência”, enfatiza.

Para a diretora Aldeia da Criança, Glaci Xavier Ribas, a estrutura irá potencializar as ações da instituição. “Estamos trabalhando há três anos para termos um espaço semelhante. Hoje em dia, não se faz nada sem a inclusão digital. Ela é essencial para crianças em idade escolar e para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho”, frisa.

A entidade integra as ações de contraturno social promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com a assistente social da Aldeia da Criança, Maria Susane Pailo Maciel, as atividades de convivência e fortalecimento de vínculos têm como objetivo principal a prevenção. “As crianças que são encaminhadas para um abrigo já passaram por situações traumatizantes e, por isso, foram afastadas das suas mães. O nosso objetivo é auxiliar a criança sem privá-la da convivência com a família”, explica.

Atualmente, o IMM possui mais de 40 Salas Virtuais instaladas em espaços governamentais, empresariais e de entidades sociais.