Infância MM inicia atividades em Reserva

Semana Pedagógica do município contou com a participação de 250 professoras da rede

07/02/2014

Infância MM inicia atividades em Reserva

O Instituto Mundo Melhor (IMM) iniciou as atividades do projeto Infância Mundo Melhor na cidade de Reserva. A aula inaugural do projeto aconteceu durante a Semana Pedagógica do município com a participação de 250 professoras da rede.  O professor Nei Alberto Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG), abordou o tema ‘Educação para Paz’.

Para Sônia Maria Vieira Rocha Szeremeta, que integra a equipe de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Reserva, o projeto vem para somar esforços com a administração pública. “As professoras gostam desse tipo de trabalho e notamos um grande interesse pelo tema”, conta. Ela conta que algumas escolas já discutiam a educação para a paz e que a meta agora é envolver os pais. “Notamos uma mudança de atitude bastante positiva. Cada atividade diferente que é desenvolvida vai formando e capacitando as educadoras”, afirma.

Em 2014, as educadoras que integram o Infância Mundo Melhor irão receber treinamento em Educação para a Paz. De acordo com Salles Filho, é preciso esquecer a associação entre a paz e a imagem da pomba branca. “No nosso contexto, paz é a resolução não violenta dos conflitos e a aceitação da diversidade humana. Os conflitos são inerentes à vida em sociedade e não podem ser renegados”, ensina.

O projeto Infância Mundo Melhor prevê encontros presencias e conteúdos à distância para as professoras. Todos os projetos desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2014 serão apresentados e, posteriormente, publicados. Reserva foi o 3º Polo implantado pelo IMM. Além da validação acadêmica pela UEPG e pela União, as docentes do município podem usar o projeto no seu Plano de Carreira.