Segundo encontro presencial ajudou educadores a elaborar projetos que serão implantados nas escolas
30/07/2014Cerca de 100 profissionais da educação envolvidos no Infância Mundo Melhor, do Instituto Mundo Melhor (IMM), participaram do segundo encontro promovido pelo projeto em 2014 para traçar estratégias de educação para a paz. O encontro aconteceu no dia 30 de julho no Centro de Desenvolvimento Mercadomóveis. O objetivo foi começar a desenhar as propostas que serão desenvolvidas dentro da escola e tirar dúvidas.
A discussão foi conduzida pelo professor Nei Alberto Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). “A construção da paz é o processo contínuo de colocar na pauta a humanização da educação e questões relacionadas. É ao longo prazo que teremos a redução dos níveis de violência”, afirma. Ele acrescenta que a intenção do projeto é sensibilizar as professoras para as práticas restaurativas e mediação de conflito na educação formal e informal. “Estamos propondo alternativas pedagógicas baseadas na convivência, nos valores humanos e no diálogo”, frisa.
Para o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, a entidade consegue levar para as políticas públicas existentes a agilidade da iniciativa privada. “Nós fomentamos as ações já existentes com o objetivo de promover a capacitação e o aperfeiçoamento profissional das professoras. Nós também trabalhamos pelo aprimoramento e encaminhamento para o mercado de trabalho de jovens, egressos do Exército e jovens mães”, explica.
Durante todo o ano, o Infância Mundo Melhor está discutindo o tema ‘Educação para a paz como caminho da infância’. A próxima reunião está marcada para o dia 03 de setembro. Os profissionais da educação participam, ao todo, de quatro encontros presenciais anuais. O complemento do conteúdo se dá on-line através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com oito horas curriculares obrigatórias. Entre os mais 90 cursos oferecidos, estão temas relacionados à pedagogia na convivência e educação. Os integrantes do projeto são certificados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).