Encontro foi realizado no dia 09 de outubro e contou com professores do ensino infantil
14/10/2013O Instituto Mundo Melhor promoveu o terceiro encontro dos docentes que integram o projeto Infância Mundo Melhor neste ano. A atividade aconteceu no dia 09 de outubro, na Central de Distribuição e Administração Mercadomóveis (CDAM). Em 2013, está sendo discutido o tema ‘Educação para Paz - Pedagogia da Convivência’. O encontro foi dividido entre dinâmicas dirigidas e discussões conceituais.
As discussões foram conduzidas por Nei Alberto Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). De acordo com Nei, o professor é um mediador de conflitos na escola. “Através da contextualização da vivência em família, ele pode estabelecer metas para uma cultura de paz dentro da escola”, explica.
Cirlei Pauliki, mantenedora do Instituto Mundo Melhor, também participou das atividades. Ela é professora aposentada e ressaltou a importância do tema trabalhado nas séries iniciais. "Sabemos da responsabilidade de ser um professor da educação infantil. Trabalhamos com crianças e seu universo e precisamos semear o bem e a paz dentro da escola, com as famílias e nas comunidades. Espero que cada uma de vocês aqui hoje, possam plantar essa sementinha no coração das crianças e das famílias. Trabalhei muito tempo como professora e sei das angústias, anseios, desejos e esperanças do professor com relação aos seus alunos" frisou.
Este foi o último encontro antes da Mostra de Experiências, que será realizada no dia 20 de novembro. O Infância Mundo Melhor atua na capacitação e aprimoramento constante de educadores e colaboradores de Centros de Educação Infantil (CEI). São aplicados conteúdos como qualificação profissional, práticas pedagógicas inovadoras e fortalecimento emocional dos educadores. O projeto está presente em 12 cidades paranaenses.