Jovem Mãe em Telêmaco Borba

21/08/2012

Jovem Mãe em Telêmaco Borba

Na primeira consulta do Pré-Natal e uma futura mãe já passou a integrar o Projeto Jovem Mãe, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Mundo Melhor (Grupo Mercadomóveis). Ela que tem 15 anos e está grávida de 7 meses relatou que quando foi no posto para a primeira consulta soube do projeto. "Eu fui convidada, achei interessante e estou gostando muito", disse. De acordo com a jovem, as palestras, as informações repassadas a fizeram compreender que a gravidez não a impede de continuar a viver e a sonhar. "Não é porque vou ser mãe jovem que tenho que parar com a vida. Posso ser mãe e continuar a estudar e trabalhar para poder criar a minha filha", ressaltou.

O projeto está no segundo ano e oportuniza às participantes cursos online que podem ser feitos no ônibus do Projeto "Expresso Mundo Melhor" ou em casa. A introdução aos cursos foi nesta quinta-feira (9) com o cadastro e as orientações sobre o funcionamento. A enfermeira Kletlin Thaise Bueno repassou as informações ao grupo sobre como escolher e utilizar o sistema para a realização dos cursos de informática, cultura, conhecimentos gerais, bem-estar, qualidade de vida e outros.

A enfermeira e coordenadora do projeto em Telêmaco Borba, Marla Bordignon Santos, relatou que os temas abordados estão sendo escolhidos pelas próprias participantes. "Elas mesmas estão definindo os assuntos que consideram importantes para as palestras", disse. Entre os temas definidos estão planejamento familiar, corpo feminino, como cuidar do bebê e outros. Marla comentou que o Projeto tem o objetivo oportunizar as jovens mães mais qualidade de vida, incentivo de sua permanência/retorno a escola e orientação para o mercado de trabalho.

Os encontros são realizados todas as segundas quintas-feiras do mês e abrangem gestantes e jovens mães de 14 a 18 anos. Vinte e cinco meninas estão participando do Projeto.