Profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação envolvidos no atendimento do Projeto Jovem Mãe em 21 Municípios participaram de um treinamento nessa quinta, 04
05/04/2013O Instituto Mundo Melhor (IMM) reúniu nesta quinta-feira, 04, à tarde, na Central de Distribuição e Administração do Grupo MM MercadoMóveis, no bairro da Ronda, os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação envolvidos no atendimento do Projeto Jovem Mãe, para o início das atividades de 2013. O evento foi aberto pelo mantenedor do IMM Márcio Pauliki, a presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), prefeita de Tibagi Ângela Mercer de Mello (PTB), e o prefeito de Ipiranga Roger Selski (PR). “O desenvolvimento econômico precisa gerar desenvolvimento social. A parceria público-privada é importante porque dispensa o entrave burocrático que o Município precisa seguir e agiliza o atendimento à população. Quando damos uma oportunidade para uma jovem mãe de se desenvolver pessoal, social e profissionalmente, estamos atendendo as gerações futuras”, acredita Pauliki, destacando que o projeto busca a inclusão social das jovens mães.
O prefeito de Ipiranga destacou a importância do projeto nos pequenos Municípios. “É um projeto muito importante que auxilia e acompanha as jovens mães neste momento tão importante e difícil da sua vida. A parceria da iniciativa privada com o poder público é muito importante para levar este benefício principalmente aos pequenos Municípios que passam por dificuldades”, destacou Selski.
A prefeita de Tibagi e presidente da AMCG ressaltou a importância do resgate da alta estima das jovens mães através das ações do projeto. “Sei a importância de ter um acompanhamento e uma estrutura familiar para colocar as nossas crianças no caminho certo. O projeto Jovem Mãe tem os olhos voltados para o futuro. O futuro das crianças de mães muito jovens. Estas mães adolescentes perdem a motivação de voltar aos estudos, à sua vida social e de conseguir uma oportunidade de trabalho. É preciso que a sua alta estima seja novamente elevada e este trabalho faz com que as jovens mulheres lutem pelos seus sonhos e objetivos”, afirmou Ângela.
Após a abertura, os profissionais envolvidos no atendimento do projeto participaram do primeiro módulo de treinamento durante toda a tarde, que foi aplicado por professores do Curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba, instituição responsável pela aplicação dos conteúdos do Jovem Mãe.
O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional.
O projeto teve início em 2009 e já atendeu aproximadamente 1.000 jovens. Atualmente, está presente em 21 Municípios: Arapoti; Araucária; Campo Largo; Carambeí; Castro; Colombo; Curitiba; Fernandes Pinheiro; Imbaú; Imbituva; Inácio Martins; Ipiranga; Irati; Palmeira; Ponta Grossa; Rebouças; Reserva; São João do Triunfo; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; e Tibagi. Anualmente aproximadamente 300 jovens mães são atendidas e 100 profissionais estão envolvidos com o projeto.
Os treinamentos presenciais com os professores das
Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba acontecem a cada dois meses. O próximo
acontece no dia 21 de junho.
Também estiveram representados no evento a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria
de Relações com a Comunidade e a Assessoria Especial da Juventude do governo do
Paraná.