Jovem Mãe discute sexualidade responsável

Cerca de 80 adolescentes usaram máscaras para expressar os vários ciclos da vida

02/12/2013

Jovem Mãe discute sexualidade responsável

O tema ‘Sexualidade responsável’ foi discutido por 80 adolescentes, entre 14 e 16 anos, durante oficina do projeto Jovem Mãe. Participaram da iniciativa, jovens enviadas por municípios que já integraram as atividades do Instituto Mundo Melhor (IMM). Essa foi a última oficina do Jovem Mãe e teve um olhar voltado para a prevenção da gravidez da adolescência.

Professoras de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) abordaram o tema de forma  lúdica, mediante a construção de máscaras, que expressam vários ciclos da vida. “Ao trabalhar as fases da vida, são trazidos os temas de responsabilidade, a importância de estudar, trabalhar, relação com a família, diversão, amigos, entre outros”, explica Silvia Hey, psicóloga e docente da FPP.

De acordo com Fernanda Matos, coordenadora do projeto, foi uma experiência muito rica. “As meninas participaram ativamente, expressaram-se e sentiram-se à vontade, pois era um ambiente informal, preparado especialmente para elas”, destaca.

Uma semana antes, as profissionais da Faculdades Pequeno Príncipe reuniram 70 meninos para discutir o mesmo tema. Foi a primeira vez que o projeto Jovem Mãe trabalhou com o público masculino. Eles também utilizaram a ludicidade para abordar temas como paternidade, família, namoro, responsabilidade e expectativas com relação ao futuro.

Atualmente, o Jovem Mãe está presente em 21 cidades com o apoio das Prefeituras Municipais e atende 300 adolescentes. A Faculdades Pequenos Príncipe oferece suporte pedagógico para as oficinas mensais do Jovem Mãe. Além da instituição de ensino, o Complexo Príncipe conta com hospital e instituto de pesquisa dedicados à saúde de crianças e adolescentes.