Maratona Intelectual divulga cronograma

Provas acontecem no dia 04 de outubro e as inscrições vão até 10 de setembro

15/08/2014

Maratona Intelectual divulga cronograma

A Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, organizada pelo Rotary Club Ponta Grossa em parceria com as Secretárias Municipais de Educação, chega a sua 59ª edição. Poderão participar alunos das 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares. Em 2014, a prova será aplicada em Carambeí, Castro, Inácio Martins, Ipiranga, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Teixeira Soares e Tibagi.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de setembro, através de ofício contendo nome completo do aluno e da professora que o preparou. A prova será realizada no dia 04 de outubro simultaneamente em todos os municípios. Em Ponta Grossa, ela será aplicada às 9h, no Colégio Sant’Ana, sendo que o portão será fechado às 8h30. A premiação acontece no dia 29 de outubro, no Cine-Teatro Ópera, às 19h, para os inscritos em Ponta Grossa.

O presidente do Rotary Club de Ponta Grossa, Eris Jerola, explica que a prova objetiva conterá 25 questões, com valor de quatro pontos cada, com cinco alternativas. Língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e a filosofia do Rotary serão alguns dos temas abordados. “Os critérios de desempate são o tempo de realização da prova, a maior nota em língua portuguesa e a maior nota em matemática. Serão premiados os três alunos com melhor desempenho, bem como seus professores e escolas, mas todos os participantes receberão diplomas de Menção Honrosa”, explica.

Alberto Calvet Neto, integrante da comissão gestora da Maratona, o objetivo é estimular nos alunos o gosto pelos estudos. “Nós intensificamos esse processo premiando os melhores estudantes para que eles sirvam de espelho para as outras crianças. A educação é a chave para o futuro de um mundo melhor”, afirma

Alguns participantes são indicados pelo Rotary para receber apoio educacional, acompanhamento social e orientação vocacional pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). A entidade irá realizar o acompanhamento dos indicadores familiares dos alunos até que eles completem 15 anos. A partir dessa idade, eles serão inseridos no projeto de capacitação Jovem Mundo Melhor. A parceria com o IMM teve início em 2011 e tem como objetivo ampliar os resultados da iniciativa.