Maratona Intelectual premia alunos de Ipiranga

Primeira edição do evento realizada em Ipiranga contou com a participação de 40 crianças

17/12/2013

Maratona Intelectual premia alunos de Ipiranga

A primeira edição da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho realizada no município de Ipiranga teve como grande vencedor Jeferson de Freitas, da Escola Rural Municipal de Canguera. O evento é realizado pelo Rotary Club de Ponta Grossa, Rotary Campos Gerais, Secretaria Municipal de Educação e Instituto Mundo Melhor (IMM). Cerca de 40 crianças do 5º ano do ensino fundamental das oito escolas públicas do município participaram da competição.

O segundo lugar ficou com Carlos Alexandre Orlonski da Luz, aluno da Escola Municipal João Leonel Denk. Flávia Alessandra Novaski e Leonardo Mulinari, da Escola Municipal Anita Taborda Puglia, ficaram a terceira e quarta posição, respectivamente. A quinta colocação foi ocupada por Daíse Gabriele Oliveira, estudante da Escola Municipal São José.

O objetivo é estimular à dedicação aos estudos e promover o aprimoramento intelectual, cultural e social dos alunos. Uma prova de conhecimentos gerais é aplicada e os melhores estudantes são premiados. Para Samantha Sany Blum, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga, a Maratona incentiva os alunos a estudar. “Ela está dentro da nossa proposta pedagógica que visa proporcionar que as crianças melhorem o seu desempenho escolar e tenha mais conhecimento de mundo”, ressalta.

“Uma vez definido que aqueles são os melhores alunos, nada mais justo do que a gente certificar e dar uma condição a mais para que eles possam se desenvolver”, enfatiza Alberto Calvet Neto, coordenador da Maratona. Ele afirma que é uma alegria para o Rotary e para o IMM que a cada ano o número de municípios integrantes aumente.

O mantenedor do IMM, Marcio Pauliki, salienta que os adultos devem ensinar o caminho certo às crianças. Ele acredita que através da parceria entre a administração pública, a iniciativa provada e a sociedade civil organizada é possível mudar a vida das pessoas. “Nós do IMM representamos as empresas que mantém financeiramente os projetos, mas é o poder público que detém a ferramenta adequada para trabalhar com a população”, concluí. A entidade irá realizar o acompanhamento dos indicadores familiares dos alunos até que eles completem 15 anos. A partir dessa idade, eles serão inseridos no projeto de capacitação Jovem Mundo Melhor. A parceria com o IMM teve início em 2011 e tem como objetivo ampliar os resultados da iniciativa.

A premiação foi feita no dia 12 de dezembro na Casa da Cultura Polo UAB Ipiranga.

Palmeira

O município de Palmeira participou pelo quarto ano da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, prêmio Professor Asad Kustandi Kardush. A aluna Brenda Paulina Mayer, da Escola Municipal de Colônia Maciel terminou a disputa em primeiro lugar. A segunda posição ficou com Maria Fernanda Reis Iachinski, da Escola Municipal Imaculada Conceição. Renata Kuhn Iurk, aluna da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, ficou com a terceira colocação. Hérica Schulli Batista e Brendha Louise Andrade da Silva, da Escola Municipal Professor Eurídes Teixeira de Oliveira, ficaram com o quarto e quinto prêmio, respectivamente. Aproximadamente, 45 crianças participaram do evento promovido pelo Rotary Club de Palmeira, Secretaria Municipal de Educação e IMM. A premiação aconteceu no Salão Nobre da Escola Jesuíno Marcondes, no dia 02 de dezembro.

O Rotary promove a Maratona anualmente desde 1955 e, em 1996, ela passou a levar o nome de um de seus maiores incentivadores, Olavo Alberto de Carvalho. Atualmente, onze cidades dos Campos Gerais participam da iniciativa.