Mais de 30 projetos foram apresentados e serão repassados às educadoras compilados em cartilha
21/11/2013Na tarde de ontem (20), foram apresentados 32 projetos na Mostra de Experiências do Infância Mundo Melhor, programa desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). Os cases discutidos serão compilados e transformados em material didático para docentes da educação infantil. Participaram do evento 160 professoras das cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Palmeira, Irati, Ipiranga e Fernandes Pinheiro.
De acordo com Érica Lemes, coordenadora da iniciativa, os projetos apresentados e discutidos foram desenvolvidos de acordo com as atividades presencias. “Eles terão continuidade no ano que vem e serão consolidados”, garante. Érica explica que a Mostra de Experiências realizada em 2012 deu origem à cartilha entregue a todos os participantes em julho deste ano e serviu de apoio para a elaboração dos cases.
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luciano Vargas, esteve presente no evento e fez a entrega dos certificados para as educadoras. “A iniciativa é de grande importância para os participantes e também para a UEPG que fortalece a rede de educacional na região dos Campos Gerais”, afirma. Através da parceria com o Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG), as professoras receberam formação continuada em Fundamentos e Metodologia da Educação para a Paz. “Isso significa que teremos milhares de crianças crescendo com reflexão, vivências e convivências na não-violência, mediação de conflitos e construção de cultura de paz”, enfatiza Nei Alberto Salles, coordenador do NEP. Ele frisa que o trabalho é voltado para alternativas às violências escolares e pedagogia da convivência.
Em 2013, cerca de 250 professoras integraram o projeto Infância Mundo Melhor. Elas realizaram mais de 100 cursos on-line e participaram ativamente das atividades presenciais. O IMM também implantou um polo do projeto na cidade de Irati. Para 2014 estão previstos três encontros presenciais ao longo do ano, abertura de novos cursos à distância e implantação de novos polos. Educadoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental serão convidadas a integrar o Infância Mundo Melhor. As atividades começarão, aproximadamente, 15 dias após o início do ano letivo.