Mundo Melhor e UTFPR iniciam Curso de Panificação

08/08/2013

Mundo Melhor e UTFPR iniciam Curso de Panificação

Nesta semana, dezoito adolescentes participantes do Projeto Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor (IMM), da Unidade de Saúde da Família José da Silva Ribeiro, no Jardim Esplanada, iniciaram o Curso de Panificação e Boas Práticas, no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A capacitação terá duração de 40 horas, sendo ministrado pelo professor Luis Ayala, do Curso de Engenharia de Alimentos. O encerramento das atividades está previsto para o próximo dia 28.

 

PEQUENO PRÍNCIPE – Ainda nesta semana, a equipe técnica do IMM esteve em Curitiba, reunida com a direção das Faculdades Pequeno Príncipe, parceiro científico do Projeto Jovem Mãe, para a entrega do material didático sobre Educação para a Paz e Convivências, oferecido pelo IMM para ser aplicado aos colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe, e do Ambiente Virtual de Aprendizagem, que contém o portfólio dos cursos on-line disponibilizados para o projeto Jovem Mãe.

 

JOVEM MÃE – O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Também é realizada a capacitação profissional das adolescentes participantes.

O projeto teve início em 2009 e já atendeu mais de 1.000 jovens. Atualmente está presente em 21 Municípios do Estado: Arapoti; Araucária; Campo Largo; Carambeí; Castro; Colombo; Curitiba; Fernandes Pinheiro; Imbaú; Imbituva; Inácio Martins; Ipiranga; Irati; Palmeira; Ponta Grossa; Rebouças; Reserva; São João do Triunfo; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; e Tibagi. Anualmente aproximadamente 300 jovens mães são atendidas e 100 profissionais estão envolvidos com o projeto.