Nesta semana, dezoito adolescentes participantes do Projeto Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor (IMM), da Unidade de Saúde da Família José da Silva Ribeiro, no Jardim Esplanada, iniciaram o Curso de Panificação e Boas Práticas, no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A capacitação terá duração de 40 horas, sendo ministrado pelo professor Luis Ayala, do Curso de Engenharia de Alimentos. O encerramento das atividades está previsto para o próximo dia 28.
PEQUENO PRÍNCIPE – Ainda nesta semana, a equipe técnica do IMM esteve em Curitiba, reunida com a direção das Faculdades Pequeno Príncipe, parceiro científico do Projeto Jovem Mãe, para a entrega do material didático sobre Educação para a Paz e Convivências, oferecido pelo IMM para ser aplicado aos colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe, e do Ambiente Virtual de Aprendizagem, que contém o portfólio dos cursos on-line disponibilizados para o projeto Jovem Mãe.
JOVEM MÃE – O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Também é realizada a capacitação profissional das adolescentes participantes.
O projeto teve início em 2009 e já atendeu mais de 1.000 jovens. Atualmente está presente em 21 Municípios do Estado: Arapoti; Araucária; Campo Largo; Carambeí; Castro; Colombo; Curitiba; Fernandes Pinheiro; Imbaú; Imbituva; Inácio Martins; Ipiranga; Irati; Palmeira; Ponta Grossa; Rebouças; Reserva; São João do Triunfo; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; e Tibagi. Anualmente aproximadamente 300 jovens mães são atendidas e 100 profissionais estão envolvidos com o projeto.