Mais de 80 cursos do AVA do IMM são ofertados para os estudantes integrantes do ACIPG Estágios
30/10/2013O programa ACIPG Estágios, desenvolvido em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), é destaque no VII Fórum Campos Gerais de Responsabilidade Social. O evento tem como objetivo apresentar experiências inovadoras desenvolvidas no estado do Paraná que possam ser aplicadas nos municípios da região dos Campos Gerais para melhoria das políticas públicas.
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) desenvolve o projeto ACIPG Estágios desde outubro de 2012. Mais de 3,7 mil estudantes e 170 empresas estão cadastrados. Atualmente, 124 alunos estão com o contrato de estágio vigente. Outros 215 estagiários tiveram o contrato encerrado porque 45% deles foram efetivados e 30% foram alocados em outra empresa.
“Uma característica peculiar da ACIPG é ser procurada pela população em busca das mais diversas informações. Aproveitamos essa vocação natural da entidade para oferecer o serviço de colocação profissional de jovens”, explica a analista de Recursos Humanos da ACIPG, Fabiane Somer. O programa ACIPG Estágios faz a conexão entre empresas, alunos e instituições de ensino. Estudantes do ensino médio, ensino técnico e superior são encaminhados ao mercado de trabalho como estagiários. “Nós também auxiliamos na abertura de vagas, identificação de perfil, encaminhamento de estudantes para entrevistas e gestão dos contratos para estágio”, frisa.
Érica Cristina Lemes, representante do IMM, conta que a parceria com o programa ACIPG Estágios disponibiliza qualificação profissional para os estudantes. “Nós colocamos à disposição o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com mais de 80 cursos. As empresas escolhem quais cursos que gostariam que os estagiários cursassem e nós ministramos os treinamentos”, diz. A capacitação acontece uma vez por mês, na ACIPG. O estágio tem duração de 12 meses e pode ser prorrogado por mais um período.
Responsabilidade social
O VII Fórum Campos Gerais de Responsabilidade Social é visto por Sergio Leopoldo, presidente da ACIPG, como uma oportunidade para os jovens passarem a entender um pouco mais sobre o tema. “Lucro é um grande bem social. Como ele a empresa tem possibilidade de fazer novos investimentos e vai gerar mais impostos. Parte deles retorna para o município e é aplicado em educação, saúde e tantas outras necessidades”, frisa. Ele reforça que o governo apenas administra os impostos que as empresas recolhem para ele e sem esses recursos é impossível investir na qualidade de vida da população.
“Não existe empresa de sucesso numa sociedade falida”, destaca Marcio Pauliki, superintendente do Grupo MM e mantenedor do IMM. Ele representou todos os patrocinadores do evento e salienta a necessidade das empresas buscarem o lucro financeiro, ambiental e social. “Precisamos pensar de forma coletiva. O grande ponto positivo dos jovens é que é que eles têm o espírito de responsabilidade social aflorado”, afirma.
O coordenador regional da assessoria especial da juventude do Governo do Paraná, Henrique Palermo do Vale, lembra que os jovens respondem por um ¼ da população brasileira. “Nós necessitamos de políticas públicas para a juventude que criem novas vagas de universidades, abertura do mercado de trabalho e cursos técnicos”, exemplifica.
Para Marco Antônio Razouk, diretor da Faculdade União, responsabilidade social é inclusão. “Todos os cases discutidos durante o Fórum serão compilados em um livro e levados aos prefeitos dos municípios dos Campos Gerais para que eles possam avaliar o que pode ser transformado em política pública”, enfatiza. Roger Selski, prefeito de Ipiranga representou a administração pública dos demais municípios dos Campos Gerais e se comprometeu a colocar em prática os projetos discutidos durante o evento. “Através de parcerias com o setor privado vamos chegar na responsabilidade social que atinge a população que realmente precisa. São coisas simples, mas que modificam a vida das pessoas”, acredita.
A sétima edição do Fórum Campos Gerais de Responsabilidade Social foi promovida pela Faculdade União em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Jornal da Manhã. O evento contou com o apoio da ACIPG, do Grupo MM e da Heineken. Os debates começaram no dia 29 de outubro e se estenderam até dia 30.