Segundo encontro presencial Infância Mundo Melhor discutiu ações que serão desenvolvidas nas escolas
16/04/2014Profissionais da educação de Reserva participaram do segundo encontro presencial do Infância Mundo Melhor, projeto desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor. Foram discutidos os projetos em Educação para a Paz que serão ou já estão sendo desenvolvidos nas escolas. A atividade foi conduzida pelo professor Nei Alberto Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG).
“É muito difícil manter os professores motivados. Notamos que, desde o primeiro dia, o tema chamou a atenção e isso se reflete diretamente na melhoria do trabalho em sala de aula. Esperamos que as discussões sobre educação para a paz tenham a mesma aceitação dos alunos e sejam recebidas com o mesmo entusiasmo”, frisa o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Geraldo Makoulhi.
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Luginieski, o tema foi bem proposto. “Nosso município encontra problemas nesse sentido. A educação para a paz envolve o aluno, o comprometimento da escola e a participação dos pais”, assinala. Ela acrescenta que o encontro presencial sistematizou melhor os conteúdos e os conceitos trabalhados. “Nossa expectativa é trabalhar a disciplina dos alunos, o respeito ao professor e valorizar todos os profissionais da educação”, afirma. Esse é o primeiro ano que Reserva integra o projeto Infância Mundo Melhor. Estão participando, aproximadamente, 150 educadoras dos seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 15 escolas de ensino fundamental existentes no município.
O próximo encontro presencial do Infância Mundo Melhor está programado para julho. Será um dia todo para a atuação nos projetos e intervenções. Além dos encontros presenciais, as professoras têm à disposição uma lista com mais de 90 cursos on-line. Apenas na área de educação, são apresentados 27 temas em aulas com duração de até 8 horas. Os certificados emitidos pela participação podem ser usados pelas educadoras em seu plano de cargos e salários.