Secretária de Justiça do Paraná reafirma parceria com o IMM

Maria Tereza Uille Gomes apresentou o balanço da parceria e discutiu a ampliação das atividades

18/07/2014

Secretária de Justiça do Paraná reafirma parceria com o IMM

Integrantes do Instituto Mundo Melhor (IMM) foram recebidos por representantes da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) no último dia 15 de julho. A secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, apresentou o balanço da parceria entre a SEJU e o IMM nos projetos de educação prisional. Estiveram presentes o diretor executivo do IMM, Alceni Guerra, o diretor da Faculdade União/Grupo Kroton Educacional, Marco Antonio Razouk, o assessor de comunicação da SEJU, Elson Faxina e equipe técnica do IMM. Do Programa para o Desenvolvimento Integrado (PDI Cidadania), ligado à SEJU, participaram a coordenadora, Glacélia Quadros, e a responsável pela Educação à Distância e Qualificação Profissional, Eliz Silvana de Freitas Kappaum.

O IMM e a SEJU possibilitam que detentos do regime semiaberto realizem cursos on-line de qualificação profissional com remissão parcial de pena. A parceria teve início em agosto de 2012 e até junho 2014 beneficiou 170 detentos. Eles realizaram 3.276 horas de cursos on-line, sendo que 2.119 horas foram válidas para a remissão de pena. Durante o encontro, foram entregues certificados do IMM, validados pela Faculdade União, dos cursos realizados na unidade do Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (CRAF). A reunião também discutiu as possibilidades de extensão da parceria para outras ações e unidades.

           “É um importante trabalho que fazemos para que essas pessoas possam ser reinseridas na sociedade com possibilidades de encontrar um bom emprego e levar uma vida digna”, enfatiza o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. Ele destaca que o Ministério da Justiça recomendou que a iniciativa seja levada para todo o território nacional.

O diretor executivo do IMM, Alceni Guerra, destaca a receptividade da secretária de Justiça e afirma que o encontro foi benéfico para as duas partes. “O IMM tem a vocação natural de preparar as pessoas através da educação num processo continuado, sejam elas crianças ou adultos. Quando falamos de adultos, isso vem ao encontro do trabalho da SEJU que tem foco na resocialização dos cidadãos que estão em ambientes prisionais”, enfatiza.

Marco Antonio Razouk, diretor da Faculdade União/Grupo Kroton Educacional, classifica a reunião como proveitosa. “A educação já se mostrou uma poderosa ferramenta de inclusão social dos detentos do regime semiaberto e queremos ampliar ainda mais a nossa atuação”, frisa. Ele comenta que estão sendo estudos os passos necessários para que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) possa ser oferecido na modalidade à distância. “Queremos ver quais são as premissas para que, à luz da legislação vigente, as instituições de ensino possam levar educação para o para os detentos do regime fechado”, explica.

O IMM também foi convidado a participar do II Seminário Estadual de Educação em Sistema Prisional do Paraná que acontece em Foz do Iguaçu, no período de 11 a 15 de agosto.

Colombo

               Para o segundo semestre, a parceria entre o IMM e a SEJU dará atenção especial ao município de Colombo, região metropolitana de Curitiba. As atividades do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania (UPS-Cidadania) discutirão educação para a paz e contarão com a presença do Expresso Mundo Melhor e com as mais de 90 opções de cursos on-line do AVA. O IMM esteve presente em 10 Feiras de Serviços do UPS Cidadania com o veículo itinerante de inclusão digital beneficiando cerca 450 pessoas